quinta-feira, outubro 11, 2007

Tempo de sair do armário

Acalmem-se, eu não fiz nenhuma descoberta causadora de problemas sociais com relação à minha sexualidade. Somente descobri no blog do Edu que hoje é comemorado em alguns lugares o “Coming Out Day”, ou de acordo com a tradução do Edu, “Dia de sair do armário”. E tive a idéia de fazer, assim como ele, um post falando não exatamente sobre a descoberta da sexualidade – que é com o que se associa normalmente a expressão – mas sobre os lugares escuros, apertados e desconfortáveis que nos quais “vivemos” sem perceber que está numa prisão (como diria o Alex Castro).

Curiosamente uma das prisões que o Alex descobriu foi justamente a heterosexualidade, mas deixemos o plural para o especialista. Vou me arriscar um pouquinho no terreno só para comentar hoje sobre a TIMIDEZ.

Desde o concurso do Cardoso, no qual eu me inscrevi com este texto mesmo já tendo um(a) pendrive*, tenho mudado um pouco a minha relação com essa coisa de blogar. Gradativamente, estou deixando de ser uma ilha para me interligar com algumas pessoas/blogs, e recebendo até alguns retornos.

Hoje, enquanto redigia a minha apresentação para a lista de discussão na qual me inscrevi para ver se eu fico mais safa na parte de configurações do blog, percebi como a minha timidez pessoal é perceptível também para na minha personalidade de internet. Convenhamos, uma pessoa que usa pseudônimo na internet, que é um lugar onde você nem precisou levantar, andar até o púlpito e pegar o microfone para falar, não deixa de ser um indicativo de timidez!

Os passos que dei até agora nessa empreitada fora-timidez, vamos-movimentar-esses-blogs foram:

  1. Criar um projeto delineadinho, com algo parecido com um cronograma e objetivos, como o Bibliogando. Isso ajuda a ter um pouco mais de disciplina, parece!;
  2. Assinar feeds. Isso revolucionou a forma como eu usava a internet, apesar d’eu continuar recebendo o resumão de notícias da globo.com por pura preguiça de ler os feeds de notícias. E me permitiu navegar mais por blogs, já que não corro o risco de um template mais ousado denunciar o meu surf! :P
  3. Participar de um Meme. Na verdade participei de dois, mas não sei se o segundo conta tanto, já que não está tããão assim especificações.
  4. Assinar os feeds de quem participou do meme. Acho que isso eu quase consegui. Agora só falta LER todo mundo! ;)
  5. Comentar nos blogs dessa galera. Em algum momento surge algum assunto que se possa dar um pitaco, então, quem sabe, a pessoa até visita o seu blog também. O que deu mais certo foi comentar nos posts do meme que uniu os blogs!

Um outro passo no combate à timidez e às moscas que rondam os blogs pequenos como o meu, segundo o Edney, é participar de fóruns e lista de discussões. Estou tentando participar de duas, o Blogosfera para o Aritmante e o Atelier On-Line para o Bibliogando, mas com esse meu tato com as pessoas que me é peculiar tenho até medo de responder qualquer coisa! Acho que terei que procurar grupos mais específicos em breve, mas como não estou dando conta destes + trabalho imagina se me cadastrar em mais! Aí que eu não faço mais nenhum relatório e não recebo nunca mais! (Aliás, acabei de prometer que semana que vem eu acabo um que eu rascunhei um pouco e deixei para lá, então eu TEREI que sumir no mapa virtual!)

No mundo real eu sou uma extrovertímida. Uma pessoa que é minimamente extrovertida para a sociedade, se solta em debates com pessoas conhecidas, trata de assuntos totalmente superficiais com absolutos estranhos. A mesma pessoa que tem:

  • aversão a telefone;
  • não consegue organizar uma saída com colegas do segundo grau;
  • prefere se engasgar com um copo d’agua quando solicitada a emitir uma opinião;
  • e quando não tem jeito e precisa falar em público fica roxa, quase arranca os cabelos de tanto alisa-los (como na defesa da minha monografia), gagueja, baba e trança as pernas mesmo sem estar bêbada simplesmente por estar com um microfone na mão (como naquela parte de perguntas num seminário, que se você não pergunta vai ficar sem saber).

Pode parecer estranho, mas uma coisa que me impede de ser uma reclusa total é a Igreja. Podem dizer que religião é uma prisão, mas se eu disser que fiquei tolhida por participar de movimentos como o EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo) e o TLC (Treinamento de Liderança Cristã) é mentira. Se hoje sou uma pessoa mais socializável, isso é grande parte resultado da minha participação, ainda que sazonal, na minha paróquia.

Mas isso é assunto para o Bibliogando, que é onde eu vou botar as minhas experiências diretamente ligadas à religiosidade. Credo, deixa eu parar que nem eu estou mais agüentando o tamanho deste texto, chega. Desviei total do foco. Chega-chega. Athé +.



* Não tenho certeza se pendrive é feminino ou masculino, mas gosto de pensar que é masculino para poder dizer que tenho aquilo (pendrive) roxo!:D

PS: Estou emocionada por que o Juliano me classificou como cronista na lista de blogs dele! Até arrisco dizer que o post acima foi só uma desculpa para fazer esse agradecimento público e prometer que quanto eu tiver um tempo em casa para mexer no layout te incluirei por aqui. Obrigada! :D

Nenhum comentário:

[Arit-Chat]

COMUNICADO DE Thera Vector: antigos comentários via Haloscan que a galera gosta de usar de chat. Sim, mais uma coisa cujo "culpado" é o Cabo Ênio, entendam-se com ele se não gostarem! :P Querem brincar também? Bom, até agora eu identifiquei as seguintes salas de bate-papo: [sala 1 - Vídeos inúteis] [sala 2 - Blogut] [sala 3 - Memes]