segunda-feira, outubro 15, 2007

Blog Action Day

Marcando minha singela presença no Blog Action Day, aqui vão algumas questões que eu me fiz nos últimos tempos sobre o meio ambiente, sustentabilidade e coisas do tipo:

A primeira coisa envolve trabalho e trânsito: Por que os postos de trabalho são tão longe de onde as pessoas moram? Tipo, aqui no Rio a maioria das empresas de call center são no centro, enquanto a maior parte dos trabalhadores mora na zona oeste ou então na baixada fluminense. Se essas empresas se instalassem naquelas áreas haveriam benefícios vários: O trânsito para o centro diminuiria, os funcionários gastariam menos tempo se deslocando e talvez até a empresa economizasse com vale transporte. Essa última conseqüência da mudança talvez não ocorresse, já que há uma tarifa única de ônibus no município do Rio de Janeiro fixada em R$ 2,00, mas muitas linhas de trajetos mais curtos fazem promoção para pagamentos em espécie e creio que algo similar ocorra nos municípios da baixada fluminense.

Outra questão envolve a coleta seletiva. Onde as pessoas querem fazer a coleta dessa forma não tem onde botar, um exemplo é lá em casa, onde eu poderia até incentivar as pessoas de lá a separarem papel, lata, vidro, plástico e a parte orgânica mas a frustração seria grande ao perceberem que quando coletam vai tudo para a mesma caçamba. Já onde tem as caçambinhas coloridas parece que se joga o lixo nas caçambas de acordo com a cor favorita: A minha é verde, então eu deveria jogar ali todo o meu lixo, independente da existência de vidro nele!

Veio-me agora à lembrança a minha revolta na infância com o lançamento de esgoto in natura no mar. Uns dez anos depois a discussão surgiu à baila e o que se fez? Um emissário submarino para jogar a merda mais longe! ¬¬

Por essas coisas o meu lado pessimista acredita em Matrix: Estamos no auge da civilização e daqui para frente é ribanceira abaixo...

2 comentários:

Anônimo disse...

well.. it's like I said!

Anônimo disse...

...please where can I buy a unicorn?

[Arit-Chat]

COMUNICADO DE Thera Vector: antigos comentários via Haloscan que a galera gosta de usar de chat. Sim, mais uma coisa cujo "culpado" é o Cabo Ênio, entendam-se com ele se não gostarem! :P Querem brincar também? Bom, até agora eu identifiquei as seguintes salas de bate-papo: [sala 1 - Vídeos inúteis] [sala 2 - Blogut] [sala 3 - Memes]