É um bom dia para refletir sobre como vai nossa saúde. A minha vai caminhando para problemas, com a minha psoríase atacada, minha garganta ficando ruim depois de dormir com o ventilador em cima de mim (Minha família nem parece que me conhece! Desde sempre eu não posso dormir com ventilador pq minha garganta fica incomodando no dia seguinte e o que elas fazem? Miram o ventilador em mim!) e o assassinato das duas últimas aulas de natação.
Tentei entrar no site da OMS para tentar escrever alguma coisa legal e... surpresa! Eles não tem NADA em português! Cara, o Brasil é modelo para programas de HIV/AIDS e a OMS não tem perfil em português? Como assim??? (Tipo, até o google tem perfil em português!)
Me resignei e botei no perfil espanhol. Com algum custo (dados os meus parcos conhecimentos multilinguísticos) consegui encontrar um link para os países e selecionei o Brasil (ee, som S!!!). Pior ainda! Nesta, além de não tem coisas em português, não segue muito um padrão. Ora em espanhol, ora em inglês... algumas partes chega até a dar uma esperança, mas quando vai ver... em espanhol.
Que preconceito! Quer dizer que pra acessar a OMS tem que saber inglês? Ou espanhol? Bela democratização da informação!
As opções de línguas da OMS são: Inglês; Espanhol; Francês; Russo; Arábico; Chinês. Se você não entende nada de nenhum deles... desiste.
Não tem desculpa de que os idiomas que ficaram de fora têm poucos falantes! A Índia tem 1.095.351.995 hab (segundo estimativas da CIA para jul 2006), bem mais do que a Rússia (142.893.540hab, mesma fonte) e está na mesma situação que os Brazucas! Outros países que se deram mal são Alemanha, Japão, junto com todos os países luso-falantes como Angola, Moçambique e Portugal por exemplo.
Bem, é isso. Não tive nenhuma idéia bonitinha para o Dia Mundial da Saúde. Só constatação de que ninguém ta aí para o Brasil. Talvez eu faça algum trabalho melhorando a questão da comparação Índia X Rússia (afinal países da antiga URSS também devem falar russo né?), mas isso será para um próximo post. TALVEZ.
Abraijo (abraço+beijo)
sexta-feira, abril 07, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
[Arit-Chat]
COMUNICADO DE Thera Vector:
antigos comentários via Haloscan que a galera gosta de usar de chat. Sim, mais uma coisa cujo "culpado" é o Cabo Ênio, entendam-se com ele se não gostarem! :P
Querem brincar também? Bom, até agora eu identifiquei as seguintes salas de bate-papo:
[sala 1 - Vídeos inúteis]
[sala 2 - Blogut]
[sala 3 - Memes]
Nenhum comentário:
Postar um comentário